20/03/2025 às 12:43

E se meu filho não colaborar durante a sessão?

5
2min de leitura

Essa é uma das maiores preocupações dos pais quando marcam uma sessão de fotos documental: "E se meu filho não quiser participar? E se ele estiver agitado, tímido ou desinteressado?"

Esse medo é totalmente compreensível, já que normalmente quando pensamos numa sessão de fotos esperamos ter fotos felizes, tranquilas, mas na fotografia documental até a birra vira arte e merece ser registrada.

Diferente dos ensaios tradicionais, onde existe a expectativa de comportamento "perfeito", a fotografia documental abraça a realidade como ela é. Crianças sendo crianças são o que vão tornar a sua sessão especial. O objetivo não é ter fotos impecáveis e posadas, mas sim capturar a essência do dia a dia da sua família, com todos os momentos autênticos que fazem parte disso, até os choros de cansaço, a birra no mercado...porque o importante não é o momento de estresse, mas sim o colo e carinho que ele pede depois que isso acontece.

Como fazer seu filho se sentir à vontade

Quanto menos pressão houver, mais autêntico será o ensaio. A ideia não é que a criança "coopere", mas sim que ela seja ela mesma, e isso pode incluir hábitos que você pode até não gostar, mas fazem parte de quem ela é hoje.

Ensaios documentais em casa ou em lugares significativos para a família também ajudam a criar um clima de segurança para a criança.

Não diga ao seu filho que ele precisa "se comportar para as fotos", sorrir pra tia, etc. Em vez disso, siga a rotina normal: café da manhã juntos, brincadeiras no quintal, leitura do livro favorito… São nessas pequenas interações que nascem as melhores fotos.

E se o meu filho ficar irritado ou chorar?

Tudo bem! A fotografia documental também registra os desafios da infância. Cada expressão, cada momento, faz parte da história da sua família. Não há necessidade de esconder as birras, os abraços de consolo ou aquele momento em que a criança decide que precisa de uma pausa. Tudo isso faz parte da autenticidade do ensaio.

O que você ganha com isso?

No final da sessão você terá imagens reais que mostram a sua família como ela realmente é. As risadas escandalosas, os gestos de carinho, os olhares de carinho. E mesmo os momentos de frustração ou cansaço são importantes – porque fazem parte da realidade e da conexão entre vocês.

Então, se você está preocupada se seu filho não "vai se comportar", lembre-se: não há certo ou errado na fotografia documental.

Há apenas o seu momento, a sua história, do jeito que ela realmente é. E isso é o que faz tudo valer a pena.

20 Mar 2025

E se meu filho não colaborar durante a sessão?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Logo do Whatsapp